segunda-feira, 7 de novembro de 2011

I Pedro 2.1-10 - Necessidade de uma casa espiritual.



INTRODUÇÃO:
• Os destinatários parecem ter sido predominantemente cristãos gentios, pois afirma no passado sua vida, na ignorância, foi determinada pelas paixões (1Pe 1.14).
• O objetivo foi ensinar o relacionamento dos indivíduos com a igreja (1Pe 4.7-5.14). Na igreja se recebe fortalecimento, e nela cada um tem suas tarefas. Por isso Pedro revigora seus irmãos, ajudando-os a se inserirem corretamente na igreja.

I – ALIMENTO: (2)
a)- A palavra é a força que lhes deu a vida.
A Palavra de Deus (leite) – 1 Pedro 1.23-25. “Foste regenerado”
b)- Nutre a vida:
“Cumpre as funções de proteger o trato gastrointestinal das crias contra antígenos, toxinas e inflamações e contribui para a saúde metabólica, regulando os processos de obtenção de energia.” Wikipédia.

II – ESTRUTURA (Pedras): (5)
Pedras que vivem: Oferecer sacrifício:
Oferecer sacrifícios era função especial dos Sacerdotes do A.T. Hoje nós só queremos as bênçãos que é termos ligação direta com Deus, mas os sacerdotes também serviam, trabalhavam em prol do Reino.

III – RESIDENTES (9);
Raça: descendência comum, surgida em Israel por via natural, aqui, no entanto, por um nascimento espiritual;
Sacerdócio real: “um reino de sacerdotes”. Israel voltou-se cada vez mais para o “reinado” ao invés da tarefa sacerdotal; Um sacerdócio para este mundo.
Nação santa é um povo que pertence a Deus, que está separado para o serviço dele.
Povo para propriedade. A palavra grega para propriedade também pode significar “preservação” Esse povo tampouco existe para si mesmo, mas exclusivamente para Deus (cf. Tt 2.14).
Proposito, Objetivo: “para que proclameis amplamente as proezas daquele que vos chamou das trevas para sua maravilhosa luz”. Se essa proclamação não acontecer, a vocação fracassa.
A palavra grega para proeza (areté). Significa no idioma hebraico: glorificação, louvor, fama, façanha (tehilah) e, a tradução revisada de Lutero traz “benefícios”, no grego, virtude, ato divino de poder, milagre.

CONCLUSÃO:
A casa necessita de:
1º Alimento (2): Bíblia.
2º Pedras que vivem (5): Trabalho para edificação;
3º Quem são as pessoas que vivem nessa casa? Como essas pessoas devem agir?
a)- Raça eleita; Sacerdócio real; nação santa e Propriedade exclusiva;
b) – Proclamar as virtudes; Os feitos maravilhosos de Deus.

Um comentário:

Benedita disse...

Texto muito interessante. Parabéns!